Itaú Cultural estreia exposição sobre o pintor e fotógrafo Geraldo de Barros
Com mais de 400 itens, “Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória” irá percorrer a carreira do artista entre as décadas de 1940 e 1990.
O pintor e fotógrafo brasileiro, Geraldo de Barros, que também estendeu sua obra à gravura, artes gráficas e ao desenho industrial, terá uma exposição no Itaú Cultural.
A partir desta quarta-feira (11), a mostra “Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória” traz uma mostra com mais de 400 itens sobre a carreira do artista.
Até o dia 7 de novembro, o público poderá desvendar o processo criativo e coerente da vida de trabalho de Geraldo, cruzando as obras e materiais do ateliê com o arquivo pessoal do artista, entre fotos de família, cartas, citações e objetos.
Pela primeira vez uma mostra apresenta o conjunto de sua obra, com cinco décadas de trabalho, sem recortes específicos.
VEJA TAMBÉM:
–> Com curadoria coletiva, novo formato da Flip divide opiniões
–> Museu da Língua Portuguesa reabre repleto de novidades
–> Museus, teatros e cinemas voltam a funcionar em São Paulo
Além das visitas presenciais, que serão realizadas na Av. Paulista, em São Paulo com entrada gratuita, o público poderá acessar conteúdos on-line produzidos para o site.
Lorenzo Mammi e Michel Favre fazem a curadoria compartilhada da exposição.
Para eles, a mostra permite que o visitante faça uma leitura imersiva sobre a vida e obra do artista, além de possibilitar que ele compreenda a coerência entre todas as fases em que atuou, que são: gravura, fotografia, pintura concretista e pop, mobiliário, arte gráfica.
Definida como a mais extensa exposição sobre Geraldo de Barros já exibida, nela os visitantes terão acesso à variados móveis e dezenas de documentos, além de material inédito de seu arquivo pessoal e quadros pouco vistos como Arizona – arte pop de 1975 – e Minister II, produzida no mesmo ano.
Para os organizadores do evento, a obra de Geraldo consegue contar uma história, além de mostrar que ele foi um artista completo.