Rafael Cardoso passa por cirurgia cardíaca para implantar desfibrilador

Ator, de 35 anos, sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita e estava correndo risco de “morte súbita”.

Rafael Cardoso
Foto: Reprodução Instagram

Rafael Cardoso, de 35 anos, precisou passar por uma cirurgia delicada nesta quinta-feira (03). O ator, que sofre de miocardiopatia hipertrófica congênita, implantou um desfibrilador no coração.

Em seu Instagram, Rafael contou que sempre conviveu com a doença, no entanto, nos últimos meses, descobriu que a condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que o colocou no grupo de risco de morte súbita.

“É a morte súbita que o desfibrilador evita”, explicou, na rede social.

O ator contou também que a cirurgia aconteceu nesta quinta-feira (03), foi rápida, que ele se recupera bem e deve ter alta amanhã.

CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA

De acordo com informações do site do Hospital Albert Eistein, a cardiomiopatia hipertrófica é uma doença caracterizada pela hipertrofia (desenvolvimento excessivo) do músculo do coração.

Pode atingir qualquer área do órgão, mas o mais comum é afetar a região do septo, a parte que divide as cavidades do coração.

O septo, que tem menos de um centímetro de espessura, chega a duplicar ou triplicar de volume nos pacientes com cardiomiopatia hipertrófica.

VEJA TAMBÉM:

—> Record TV anuncia participantes do novo reality show

—> ‘Verdades Secretas’ será reprisada na Globo

—>‘Além do Tempo’ pode ser nova reprisada da Globo e internautas comemoram

É importante destacar que a hipertrofia do coração pode ser um processo normal quando deriva de estímulos. Por exemplo, a hipertrofia pode ocorrer em pessoas com hipertensão não controlada. O coração responde ao estímulo da pressão alta aumentando de tamanho.

Na cardiomiopatia hipertrófica, porém, a hipertrofia do coração acontece sozinha, ou seja, sem qualquer fator que estimule seu desenvolvimento. Segundo a literatura médica, a doença afeta 1 a cada 500 pessoas.

Frequentemente associada a fatores genéticos, a doença pode causar infarto e é uma das principais causas de morte entre atletas jovens. Casos em que ocorre obstrução podem ser tratados por cateterismo.

RAFAEL CARDOSO VIRA ASSUNTO NAS REDES SOCIAIS

O nome de Rafael Cardoso ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias. E o motivo nada tem a ver com a cirurgia realizada pelo ator.

Após a notícia de que a novela “Além do Tempo” seria reprisada na Globo, os internautas se deram conta que, se isso acontecer, Rafael Cardoso estará em cinco novelas da emissora simultaneamente.

Atualmente, ele está no ar em “A Vida da Gente”, “Império” e “Ti-Ti-Ti”, todas reprisadas devido à pandemia de Covid-19, e na nova fase de “Salve-se Quem Puder”

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários