Manuscrito da música de Tom Jobim e Chico Buarque é vendido por R$ 30 mil

Registro de “Piano na Mangueira”, última parceria entre os músicos, foi definido como “Um documento para a história da música brasileira.”

Chico Buarque
Foto: Reprodução Internet.

Na última terça-feira (06), através do Leilão do Colecionismo, o manuscrito de uma música escrita em parceria entre Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque, foi vendido por R$ 30 mil.

A música foi o samba “Piano na Mangueira”, fruto da última parceria entre os músicos. A peça foi arrematada em lance único. O leilão para colecionadores é realizado sob o comando de Alberto Youle.

No total, os compositores cariocas, Chico Buarque e Tom Jobim, que são grandes nomes da música brasileira, tiveram 13 parcerias.

O samba “Piano na Mangueira” foi composto em 1991 – com música de Jobim e letra de Chico – e gravado originalmente por Jobim e Chico em novembro daquele ano para o álbum No tom da Mangueira, produzido por Hermínio Bello de Carvalho.

VIU ISSO?

—> Lenine e Alceu Valença estão na programação do ‘Festival MUCHO!’

—> Festival Glastonbury terá edição on-line com Coldplay

—> Amy Winehouse terá novo documentário dez anos após sua morte

Criado para celebrar a escolha de Jobim como enredo da Mangueira no Carnaval de 1992, esse disco coletivo foi lançado no início daquele ano, mas inicialmente com distribuição restrita a formadores de opinião.

Tanto que a gravação mais conhecida do samba Piano na Mangueira foi feita em abril de 1992, em estúdio da cidade do Rio de Janeiro (RJ), para o álbum Paratodos (1993), de Chico Buarque. Jobim também se uniu a Chico nesse fonograma, tocando piano e cantando na gravação do disco de Chico.

“Um documento para a história da música brasileira.” É assim que a Leilão de Colecionismo, do Rio de Janeiro, apresenta o manuscrito de “Piano na Mangueira”, samba escrito a quatro mãos por Tom Jobim e Chico Buarque. Foi a última parceria entre os músicos.

“É uma relíquia, uma peça de museu”, afirmou Alberto Youle, organizador do leilão. “É possível ver tintas diferentes, a letra de um e a letra de outro.”

Foto: Reprodução.

Tom Jobim marcou a música brasileira através da Bossa nova, Chico Buarque com a MPB – Música Popular Brasileira. Além da amizade, Tom Jobim foi uma das maiores inspirações de Chico.

Relembre a música “Piano na Mangueira”:

Com informações de G1 e Folha de Pernambuco.

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários