Amizade com polvo, escândalo na saúde e deficiência: os documentários do Oscar

Confira os temas dos documentários indicados ao Oscar 2021 e saiba onde assisti-los.

Professor Polvo
Foto: Reprodução Internet

A cerimônia do Oscar 2021 acontece no próximo domingo (25), e, além de conhecer os melhores filmes, diretores e atores, também saberemos qual documentário levará a estatueta.

‘Professor Polvo’, ‘Collective’, ‘Time’ ‘Crip camp: revolução pela inclusão’ e ‘Agente duplo’ são os indicados. Conheça as histórias e saiba como assistir aos filmes.

Professor Polvo

Craig Foster, mergulhador da África do Sul, passa um ano registrando diariamente a vida de um polvo, e cria uma relação afetiva com o molusco. A proximidade entre eles e os sinais de inteligência e até de carinho do polvo são impressionantes. Foster é criador da ONG ambiental Open Sea Project. O documentário sul-africano é o mais bem cotado para ganhar o prêmio de acordo com a imprensa especializada, apesar de a disputa em 2021 ser considerada acirrada.

Onde assistir: Netflix

Collective

Em outubro de 2015, um incêndio atingiu uma boate em Bucareste, capital da Romênia, deixando 27 mortos, em caso semelhante ao da Boate Kiss no Brasil. Nos meses seguintes, mais 37 pessoas acabariam morrendo em hospitais romenos despreparados. Repórteres do jornal esportivo “Sports Gazette” descobriram que o desinfetante usado em hospitais de todo o país era diluído, a ponto de ser ineficaz. A investigação e o impacto na política romena só crescem ao longo de “Collective”, também indicado na categoria de Filme Estrangeiro.

Onde assistir: não foi lançado no Brasil ainda

VIU ISSO?

—> Oscar 2021: confira a lista de indicados para a principal premiação do cinema

—> Brasil está fora da disputa pelo Oscar

—> Indicados ao Oscar recebem carta com regras: proibido Zoom e look casual

Agente duplo

Uma firma de investigação privada contrata um idoso amador para espionar um asilo no qual havia suspeita de maus-tratos. Sergio Chamy, que se revela um cuidadoso espião, passa a viver no asilo e enviar relatórios para a firma, mas cria relações próximas demais com seus alvos. O filme gerou controvérsia por sua classificação como documentário, já que os produtores admitiram que Sergio foi escolhido já como parte do elenco e algumas cenas são combinadas. De qualquer forma, tem momentos engraçados e emocionantes.

Onde assistir: Globoplay

Crip camp: revolução pela inclusão

Um acampamento de verão para pessoas com deficiência em Nova York em 1971 muda a vida dos participantes e vira um marco na luta por seus direitos. Aplicando a onda de liberdade cultural da época às suas necessidades, eles ampliaram seus horizontes sociais e se transformaram em ativistas por inclusão e acessibilidade. Um grande trunfo do filme é ter produção executiva de Barack e Michelle Obama, assim como o vencedor desta categoria no Oscar passado, “Indústria americana”.

Onde assistir: Netflix

Time

O documentário fala sobre prisão, mas na verdade é uma história de amor, de acordo com sua diretora, Garrett Bradley. O filme acompanha a ativista por reformas no sistema prisional dos EUA Fox Rich ao longo de várias décadas, enquanto ela luta para que o marido preso, Rob, que cumpre uma pena de 60 anos por um roubo a banco que o casal cometeu nos anos 1990, seja libertado de um presídio na Louisiana.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários