Devido à pandemia, Oktoberfest não será realizada em 2020
Com o aumento nos casos e mortes pela Covid-19 em Blumenau, Santa Catarina, pela primeira vez, em 36 anos desde a criação, a festa foi cancelada.
No dia 28 de julho de 2020, através dos perfis oficiais nas redes sociais, a organização da Oktoberfest realizada em Blumenau, Santa Catarina, anunciou o cancelamento da festa.
A 37ª edição da famosa festa da cerveja, estava marcada para acontecer entre 7 e 25 de outubro de 2020.
No fim do mês de maio, ainda no início da pandemia, a prefeitura adiou o evento para acontecer entre os dias 11 e 29 de novembro.
Com o aumento nos casos e mortes pela Covid-19 em Blumenau, não foi possível a realização do evento neste mês.
VIU ISSO?
–> Andrea Bocelli realizará concerto de Natal por streaming
–> Espetáculo ‘Baile do Menino Deus’ será transformado em filme
–> Tomorrowland anuncia festa de Réveillon on-line
Em publicação feita dia 10 de outubro nas redes sociais, a organização do evento informou que a previsão é que a Oktoberfest aconteça em outubro de 2021, entre os dias 6 e 24.
Oktoberfest
Criada em em 1810 em Munique, na Alemanha, a Oktoberfest ou “Festa de Outubro”, foi feita para celebrar o casamento do rei Ludwig I.
A festa foi marcada pela fartura de comida e bebida, além de muita animação com músicas e até corrida de cavalos.
Devido á repercussão da primeira festa, foi marcada outra edição para outubro do ano seguinte, assim surgiu uma tradição, a festa é realizada até hoje.
Oktoberfest no Brasil
Com a emigração, a festa foi espalhada pelo mundo e chegou no Brasil. Na década de 1980, em cidades como Blumenau – SC e Santa Cruz do Sul – RS, os eventos se transformaram em grandes festivais populares.
A festa também é realizada em cidades como: São Paulo – SP, Olinda – PE, Santa Cruz do Sul – RS, Rio de Janeiro – RJ, Balneário Camboriú – SC e São Jorge d’Oeste – PR, entre tantas outras.
Em eventos que duram cerca de dez dias, dependendo do local, as pessoas utilizam roupas típicas da Alemanha, tomam bastante cerveja e comem.
No cardápio, existe uma variedade de carnes, como: vários tipos de de salsicha, peixe, carne, frango assado e joelho de porco, além do Brezel, que é um tipo de pão, e sobremesas.
Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina
Em Blumenau, Município em Santa Catarina, a festa teve início em 1984. No seu primeiro ano, reuniu mais de 100 mil pessoas, em dez dias de celebração.
A festa se consolidou como a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para o evento realizado na Alemanha. No Brasil, é de um dos maiores eventos turísticos do país, recebendo mais de 500 mil visitantes anualmente.
Todos os dias são marcados por tradições, com muita música, dança, gastronomia típica e chope.
Em 2019, a Oktoberfest foi realizada com 19 dias de festa. Segundo a organização do evento, 523.949 mil pessoas participaram e foram consumidos 1.308.103 copos de chope, o equivalente a 526.281 litros.
Oktoberfest em Blumenau – 2020
Com o aumento nos casos e mortes pela Covid-19, pela primeira vez, em 36 anos desde a criação, a festa foi cancelada.
Mesmo com o cancelamento, o mês de outubro não passou em branco em Santa Catarina.
Com o tema “Tradição em Superar Desafios”, durante todo o mês foram realizadas ações para incentivar a economia, a cidade foi decorada e até os mascotes do evento utilizaram máscaras.
Seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, para prevenção da COVID-19, medidas de segurança foram tomadas para a realização das atividades.
Os restaurantes da cidade receberam QR Code de monitoramento e cartilhas de prevenção, para servir com proteção os pratos da gastronomia típica.
Em 25 de outubro de 2020, quando seria realizado o encerramento da 37ª edição da Oktoberfest em Blumenau, foi feita uma transmissão através do canal oficial do evento no YouTube e também nas redes sociais.
Confira a live da Oktoberfest de Blumenau:
Com informações de Oktoberfest Blumenau, G1 e R7.