13ª edição do Festival Curta Taquary será virtual
Festival 2020 contará com sete mostras competitivas, cada uma com dez filmes concorrentes, e outras três mostras não competitivas. |
Em meio ao isolamento/distanciamento social causado pela pandemia da Covid-19, a 13ª edição do Festival Curta Taquary, Festival de Cinema realizado anualmente em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, irá acontecer de forma virtual entre os dias 22 e 25 de abril.
O Festival 2020 contará com sete mostras competitivas, cada uma com dez filmes concorrentes, e outras três mostras não competitivas. Ao todo foram inscritos 744 filmes e na próxima segunda-feira (20) será divulgado a lista dos selecionados. A partir do dia 22 de abril, os filmes poderão ser vistos por meio de links que estarão disponíveis no site. Na aba Programa 2020, é só procurar a mostra de interesse.
O corpo de jurados será formado por 21 profissionais do audiovisual, de atores, diretores, jornalistas e técnicos, que vão avaliar os trabalhos nas mostras competitivas. O Grande prêmio será decidido pelo júri popular.
De acordo com os organizadores do evento a data foi mantida para oferecer as pessoas que estão em casa um conteúdo diferenciado. ”Esse é um período que consideramos ideal para a realização do festival. Entendemos que o isolamento/distanciamento social é a melhor maneira de diminuir a velocidade de contágio do coronavírus, por isso mudamos a dinâmica do festival e, assim, seremos úteis para a população que está em casa e terá acesso a todo conteúdo”.
Homenagem
O Festival Curta Taquary sempre presta homenagem a alguém ou alguma ação que contribua para o desenvolvimento do audiovisual, especialmente no interior do país. Em 2020, o homenageado é o Projeto ViAção Paraíba, ação para formação crítica na linguagem cinematográfica, através de minicurso e mostra de filmes de curta duração, que acontece ao longo de um final de semana em pequenas cidades do interior paraibano.
Coordenado pelo cineasta Torquato Joel, o projeto ViAção Paraíba já percorreu 53 cidades paraibanas desde sua criação em 2006 e contemplou 1.050 jovens. Durante esse período, despertou o surgimento de realizadores cinematográficos e estimulou a criação de mostras e festivais de cinema em pequenas cidades.