Filig – Praça da palavra terá mediação de leitura
Crianças de 3 a 12 anos podem participar de mediação de leitura na Praça da Palavra, em Garanhuns. |
Nesta sexta-feira (27), crianças com idades entre 3 e 12 anos podem participar de mediação de leitura na Praça da Palavra, em Garanhuns. A ação gratuita, integra o início do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, que chega a 4ª edição este ano.
Com o objetivo de estimular o hábito da leitura já na infância, o Filig vai trazer, às 17h, a mediadora e professora Yalle Feitosa. Yalle é natural de Garanhuns, e foi a primeira pernambucana a integrar a Red International de Cunetacuentos, uma organização espanhola que certifica, em 46 países a atividade da garanhuense. Durante a ação, ela fará a leitura do livro “Sapatos Trocados”, assinado pelo premiado escritor indígena Cristino Wapichana.
A escolha pela obra já está ancorada no tema deste ano do Filig “Um povo em forma de histórias”, que vai permear todas as atividades do festival, seja em ações pontuais ou durante a culminância. “Até novembro, não só faremos ações que remetem aos indígenas, mas vamos dialogar com as comunidades para que façam parte de todas essas construções e realização do evento”, defende Flávia Chiba, Gerente de Marketing da Ferreira Costa.
Além da mediação, a ocasião será marcada pela arrecadação de calçados masculinos e femininos. Além desses pontos, a loja da Ferreira Costa, na Avenida Santo Antônio, 515, Centro, será um dos pontos de coleta. O volume arrecadado será doado para uma instituição.
A quarta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns terá seminários de formação para professores, bibliotecários e mediadores de leitura todos os meses, tendo culminância entre os dias 18 e 20 de outubro. Durante o período, o festival vai promover séries de atividades literárias gratuitas para família.
O Filig é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Cultural e Ferreira Costa, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Garanhuns.